Polícia Federal apura tráfico internacional de drogas no Porto do Rio
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), uma nova operação no porto do rio de janeiro com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que utiliza o terminal portuário para enviar drogas à Europa. A quadrilha é suspeita de esconder cocaína em carregamentos disfarçados como exportações de café.
Mandados cumpridos
Os agentes da PF estão cumprindo três mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em quatro estados:
- rio de janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- São Paulo
Além das prisões, a Justiça também impôs medidas cautelares a outros suspeitos, incluindo a utilização de tornozeleiras eletrônicas e a proibição de contato entre os investigados.
Início das investigações
As investigações tiveram início em junho de 2025, após a apreensão de 1,2 tonelada de cocaína que estava oculta em um carregamento de café, destinado à Alemanha. A PF identificou que a quadrilha operava com um esquema complexo, utilizando empresas de fachada e nomes de terceiros para simular transações comerciais internacionais.
Os investigadores revelaram que a organização possui uma estrutura hierárquica, com líderes encarregados das negociações internacionais e da logística, além de operadores responsáveis pela lavagem de dinheiro e pela gestão financeira.
Possíveis crimes
Os indivíduos investigados poderão ser indiciados por diversos crimes, incluindo tráfico internacional de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Na semana anterior, a PF já havia realizado outra operação no Porto do Rio, visando desarticular um esquema de corrupção que resultou em um prejuízo de R$ 500 milhões devido à liberação irregular de cargas.
