Petrobras confirma descoberta de petróleo no poço Morpho na Margem Equatorial
Estatal anuncia achado em bloco no litoral do Amapá e segue com perfuração para avaliar viabilidade comercial.
A Petrobras anunciou em 17 de agosto a descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado no bloco BM-FZA-59, na Margem Equatorial, em águas profundas próxima ao Amapá.
A perfuração alcançou cerca de 3 mil metros em lâmina d’água e outros 3 mil metros em rocha, restando aproximadamente 1 mil metros para conclusão, prevista para os próximos 15 a 20 dias. O poço está situado a cerca de 175 km da costa do Amapá e a 500 km da Foz do Amazonas, em lâmina d’água de 2.886 metros.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ainda não é possível estimar o volume de petróleo encontrado ou o potencial de produção da área. Ela ressaltou que a descoberta resulta de anos de trabalho, investimentos e tecnologia aplicada, confirmando expectativas do potencial da Margem Equatorial.
Desde agosto do ano anterior, a Petrobras investiu cerca de US$ 3 bilhões na campanha exploratória da região, com custo operacional em torno de US$ 1 milhão por dia. A empresa é operadora do bloco com 100% de participação, adquirido em 2013 na 11ª Rodada da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sob o regime de concessão.
A conclusão da perfuração será seguida por estudos para avaliar o volume, características do reservatório e viabilidade técnica e econômica para possível produção comercial.
A Petrobras solicitou licenciamento para novas perfurações no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e planeja continuar as atividades exploratórias na região.
Durante visita à área, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da descoberta para o futuro da exploração petrolífera no Brasil, reafirmando que os investimentos em fontes renováveis, como biocombustíveis, serão mantidos simultaneamente.

2 thoughts on “Petrobras confirma descoberta de petróleo no poço Morpho na Margem Equatorial”