Ibaneis deixa governo do DF e se lança candidato ao Senado
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (mdb), renunciou ao cargo no último sábado, 28, para se lançar na disputa pelo Senado nas eleições de outubro. A decisão foi formalizada durante um evento em Ceilândia, onde o governador anunciou o encerramento antecipado de seu mandato para viabilizar sua candidatura.
Contexto desafiador
Ibaneis deixa o governo em um cenário complicado. Sua saída ocorre um ano após a polêmica aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), uma operação que gerou desgaste significativo em sua administração. O episódio resultou em investigações, pedidos de impeachment e dificuldades operacionais para a instituição financeira pública.
Candidatura em dúvida
A candidatura de Ibaneis Rocha já começa a ser cercada de incertezas. O avanço das investigações relacionadas ao caso BRB-Master afetou a base política do governador, fragilizando sua relação com deputados distritais e intensificando as críticas da oposição. Este cenário levanta a expectativa de que o desgaste político possa se agravar até as eleições.
Mudanças na base política
A saída do PL da base aliada do governo e a estratégia do partido de lançar uma chapa própria ao Senado, com candidatos próximos ao bolsonarismo, diminuíram as chances de Ibaneis entre os eleitores conservadores do DF. O apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a candidaturas como as de Bia Kicis (PL) e Michelle Bolsonaro (PL) comprometeu ainda mais a viabilidade da candidatura do ex-governador, que agora terá que disputar os mesmos votos com a extrema-direita.
