Secretário de Trump cita trecho fictício de ‘Pulp Fiction’ em oração

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, gerou controvérsia ao ler um trecho adaptado de um diálogo do filme “Pulp Fiction” durante uma cerimônia no Pentágono, na última quarta-feira (15). A “oração” que Hegseth recitou foi, segundo ele, enviada por um militar conhecido como Sandy 1, que atuou em missões de busca e resgate na guerra no Irã.

Antes de iniciar sua fala, o secretário esclareceu que a oração foi utilizada por Sandy 1 em missões de resgate com aeronaves A-10. “Essa oração foi recitada para todas as tripulações antes das missões, especialmente nesta que ocorreu em tempo real”, afirmou Hegseth, referindo-se às operações de resgate.

O texto lido por Hegseth dizia:

“O caminho do aviador abatido está cercado por todos os lados pelas iniquidades dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da camaradagem e do dever, guia os perdidos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião de seu irmão e o descobridor de crianças perdidas. E eu abaterei sobre ti com grande vingança e ira furiosa aqueles que tentarem capturar e destruir meu irmão. E vocês saberão que meu codinome é Sandy One quando eu exercer minha vingança sobre ti. Amém.”

A cena do filme, dirigida por Quentin Tarantino, apresenta o personagem de Samuel L. Jackson recitando um texto semelhante antes de um ato violento. No filme, ele diz:

“O caminho do homem justo está cercado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, guia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião de seu irmão e o descobridor de crianças perdidas. E eu abaterei sobre ti com grande vingança e ira furiosa aqueles que tentarem envenenar e destruir meus irmãos. E vocês saberão que meu nome é o Senhor quando eu exercer minha vingança sobre vocês.”

Esse trecho, por sua vez, é uma adaptação de um versículo do livro de Ezequiel na Bíblia, que menciona: “E executarei grande vingança sobre eles, com repreensões furiosas; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu exercer minha vingança sobre eles.”

Reações nas redes sociais

A repercussão do discurso foi imediata nas redes sociais, onde muitos internautas criticaram Hegseth por sua associação com o conteúdo do filme, especialmente em um contexto tão sério. O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também se manifestou, alertando que o Papa Leão XIV deveria “ter cuidado” ao abordar questões teológicas relacionadas ao conflito no Irã.

Durante uma viagem pela África, o Papa, que é o primeiro pontífice americano, pediu respeito entre diferentes crenças e defendeu o diálogo inter-religioso. “Embora tenhamos crenças diferentes, podemos viver juntos em paz”, afirmou Leão XIV, que passou tempo na Argélia, onde a Igreja Católica é uma minoria em um país majoritariamente muçulmano. Ele ressaltou a importância de promover mensagens de paz em um mundo conturbado.

Além disso, o Papa respondeu às críticas de Donald Trump, que, em publicações na rede social Truth Social, afirmou que o pontífice deveria adotar uma postura mais firme em relação à política externa. Trump expressou seu descontentamento com a postura do Papa em relação ao Irã e à Venezuela, sugerindo que Leão XIV foi escolhido por ser americano, na expectativa de que isso facilitasse um diálogo com ele.

O Papa, por sua vez, afirmou que não vê seu papel como político e que não está interessado em debater com o presidente. “A minha mensagem é o Evangelho e continuo a falar com força contra a guerra”, declarou o líder da Igreja Católica.

Com informações da Agência Brasil

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.