Daniel Vorcaro apresenta nova proposta de delação à PF e PGR
O ex-CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro, apresentou uma nova proposta de colaboração premiada à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República nesta segunda-feira, 1º. A iniciativa surge após a recusa dos órgãos em aceitar os documentos entregues por Vorcaro em maio, que não trouxeram informações relevantes para as investigações, consistindo apenas em dados que já eram conhecidos.
Os investigadores expressaram insatisfação com a falta de disposição do banqueiro em revelar nomes de possíveis aliados envolvidos no esquema. Essa postura não agradou, especialmente ao ministro André Mendonça, do supremo tribunal federal, que tem procurado manter uma postura discreta para evitar a percepção de interferência no processo.
A defesa de Vorcaro, que tentava contornar a situação e evitar que a delação fosse reduzida, resultou na saída do advogado José Luis de Oliveira do caso. Essa mudança levou o banqueiro a ser transferido de uma cela especial na Superintendência da PF para uma cela comum. Contudo, ao demonstrar interesse em expandir sua colaboração, Vorcaro foi reintegrado ao local anterior, facilitando assim o contato com seus advogados.
Atualmente, a PF está analisando oito celulares de propriedade de Vorcaro, apreendidos durante as investigações. Para que a delação tenha sucesso, a PGR requer que a nova proposta inclua a entrega de 60 bilhões de reais, um aumento em relação aos 40 bilhões inicialmente sugeridos pelo banqueiro.
