Youtuber Wilker Leão é condenado por difamação e injúria a professor da UnB

O influenciador Wilker Leão foi condenado nesta quinta-feira, 23, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios por injúria e difamação. A condenação se deve a um vídeo em que ele ridiculariza um professor de História da África da Universidade de Brasília.

Anteriormente, em agosto do ano passado, Leão já havia sido julgado e condenado em primeira instância. O TJDFT rejeitou o recurso apresentado pelo influenciador, mas modificou a pena para 11 meses de detenção em regime aberto, com a possibilidade de substituição por penas restritivas de direitos e 58 dias-multa.

Conteúdo ofensivo

O desembargador Cruz Macedo afirmou que as publicações de Leão desqualificavam as aulas, chamando-as de “bobagem”, e acusavam o professor de “fugir” das discussões. Durante os vídeos, o influenciador usou termos pejorativos, referindo-se ao docente como um “valentão que se acha general”.

Macedo ressaltou que os vídeos obtiveram mais de 900 mil visualizações, atingindo um público muito além do ambiente acadêmico.

Ação judicial

O professor de História da África recorreu ao judiciário, alegando que Leão estava promovendo uma campanha contra a universidade e seus membros. Ele se sentiu ofendido após ter sua imagem gravada durante as aulas, com os vídeos sendo disseminados nas redes sociais. Em setembro do ano passado, a UnB decidiu expulsar o estudante devido a atos de calúnia e injúria contra a comunidade acadêmica.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.