Prefeito de Maceió se filia ao PSDB após deixar o PL, mas candidatura em 2026 permanece indefinida
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, formalizou sua filiação ao psdb nesta semana, mas ainda não revelou qual cargo pretende disputar nas próximas eleições. A mudança de partido também inclui sua mãe, a senadora Dra. Eudócia, e sua esposa, Marina Cândia, que deixaram o PL.
Ruptura com Arthur Lira
A adesão ao PSDB foi discutida diretamente com o presidente nacional da legenda, Aécio Neves, e marca um rompimento significativo entre o prefeito e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que era seu mentor político.
A relação entre os dois, que já foi próxima, começou a se deteriorar nos últimos meses, segundo relatos de aliados. O primeiro sinal de conflito surgiu quando JHC buscou apoio junto a figuras do governo Lula (PT) para que sua tia, a procuradora do Ministério Público Marluce Caldas, fosse indicada ao Superior Tribunal de Justiça.
Mudanças de estratégia
Fontes próximas às negociações indicam que o prefeito se comprometeu a migrar para o psb e concorrer ao Senado em uma chapa liderada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (mdb). Contudo, com Lira também se lançando como candidato ao Senado, a única opção restante para JHC seria a candidatura ao governo de Alagoas, uma possibilidade que ele não aceitava.
Diante das pressões internas e da necessidade de redefinir sua trajetória política, João Henrique Caldas decidiu iniciar diálogos com outros partidos, culminando na sua saída do PL na semana passada.
