Justiça Italiana rejeita extradição de Carla Zambelli
A Suprema Corte de Cassação da Itália rejeitou nesta sexta-feira (22) o pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli e ordenou sua liberação. O tribunal anulou a decisão anterior da Corte de Apelações, que havia autorizado o retorno da ex-parlamentar ao Brasil. A informação foi divulgada pelo portal UOL e confirmada pela Jovem Pan.
O advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi, declarou que a decisão evidencia que sua cliente é uma “perseguida política” no Brasil. Com essa nova determinação, o caso da ex-deputada agora será encaminhado ao Ministério da Justiça da Itália.
Desde julho de 2025, Carla Zambelli está detida preventivamente na Penitenciária de Rebibbia, localizada em Roma. No mesmo ano, a ex-parlamentar já havia sido condenada pelo supremo tribunal federal (STF) em dois processos distintos.
Condenações de Zambelli
-
Maio de 2025: Primeira Turma do STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a condenação, a ex-deputada deixou o Brasil, passando por Buenos Aires e Flórida, antes de chegar à Itália, onde acreditava estar segura devido à sua cidadania italiana. No entanto, no mesmo dia de sua chegada, foi incluída na lista de difusão da Interpol.
-
Agosto de 2025: O STF a condena a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, decorrente de um incidente em que perseguiu um homem armado em São Paulo, pouco antes das eleições de 2022.
Em dezembro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou a decisão da Câmara dos Deputados que mantinha o mandato de Zambelli. Poucos dias depois, ela renunciou ao cargo de deputada federal.
