Casa Branca responsabiliza ‘culto de ódio da esquerda’ por ataque a jantar de Trump
Um homem identificado como Tomas Allen tentou invadir a área destinada aos correspondentes durante um evento da Associação de Correspondentes da Casa Branca, realizado no último sábado (25) em Washington. O incidente ocorreu enquanto figuras proeminentes, como o ex-presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump, estavam presentes no jantar anual.
Reação da Casa Branca
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27), a secretária de imprensa Karoline Leavitt atribuiu o episódio a um “culto de ódio da esquerda”, afirmando que essa retórica tem gerado um clima de violência. “O culto de ódio da esquerda contra o presidente e seus apoiadores resultou em feridos e mortos, e neste fim de semana quase aconteceu novamente”, comentou Leavitt.
Tentativa de assassinato
Leavitt também destacou que essa foi a terceira grande tentativa de assassinato contra Donald Trump. Para abordar a segurança do presidente, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, planeja reunir-se com autoridades do Departamento de Segurança Interna, do Serviço Secreto dos EUA e da equipe de operações da Casa Branca.
Ação do Serviço Secreto
O suspeito armado foi detido pelos agentes do Serviço Secreto antes de conseguir entrar no salão de baile, que estava lotado de convidados, incluindo o vice-presidente JD Vance e outras autoridades importantes.
Ambiente de violência
Karoline Leavitt responsabilizou a “retórica política dura” por criar um ambiente propício a ataques. “Não deveríamos viver em um país onde o medo constante da violência política permeia”, enfatizou.
Com informações da AFP e da Reuters
