Consumidores que tiveram gastos extras ou problemas de saúde relacionados à água fornecida pela Cedae podem ser ressarcidos. A informação é do Procon do Rio. Moradores de diversos pontos da capital fluminense, Região Metropolitana e Baixada ainda se queixam da presença de cheiro e sabor na água.
De acordo com a assessora jurídica do Procon Carioca, Renata Ruback, o serviço fornecido não é o mesmo contratado pelo consumidor e por isso é importante a reivindicação. Nesta segunda-feira (13), a Cedae deu início a aplicação de carvão ativado no tratamento da água do Rio de Janeiro. O objetivo é clarificar, desodoriza e purificar líquidos ou gases.
O taxista Marcos Marcondes espera que o método apresente resultados já que precisou ir trabalhar sem uniforme. Ainda segundo a assessora jurídica do Procon Carioca, Renata Ruback, é importante reunir o maior número de provas para que os gastos sejam quitados.
O consumidor que se sentir lesado com preços considerados abusivos na compra de água mineral pode procurar o Procon Carioca, na capital fluminense, pelo 1746 ou o Procon Estadual que atende no 151.
O Ministério Público do Rio acompanha a regularidade de fornecimento e qualidade da água em ação movida contra a Cedae e planeja realizar uma vistoria com os órgãos ambientais e de vigilância sanitária nos próximos dias.