Irã diz que EUA preparam retomada de ataques contra o país

3

Comando militar ameaça bases e interesses americanos, enquanto Trump avalia novas ações, pressão econômica ou um acordo.

O comando militar central do Irã afirmou ter recebido informações de que os Estados Unidos se preparam para retomar ataques contra o país. A advertência eleva o risco de uma nova escalada após meses de redução nos ataques diretos entre os dois lados.

Em comunicado divulgado no domingo, o Quartel-General Central Khatam al-Anbiya, responsável pela coordenação das Forças Armadas iranianas, ameaçou retaliar contra bases e interesses americanos no Oriente Médio. O órgão também advertiu países da região de que aqueles que permitirem o uso de seu território ou de suas instalações em apoio a Washington serão considerados cúmplices e poderão ser alvo de uma resposta iraniana.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à Fox News que está avaliando suas opções em relação ao Irã. Segundo o relato, elas incluem uma nova ação militar, pressão econômica ou um acordo. Trump também afirmou que estaria disposto a se reunir com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nesta semana.

Irã condiciona retomada do diálogo

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, deixou Teerã no domingo com destino à Assembleia Geral da ONU e fará uma breve escala no Catar, segundo a mídia estatal iraniana. A viagem ocorre em meio à tensão entre Irã e EUA e às tentativas de reabrir as negociações.

Teerã informou a mediadores do Catar e do Paquistão que uma retomada das conversas dependeria do fim da guerra e dos ataques americanos, da liberação de recursos iranianos congelados e do levantamento do bloqueio naval dos Estados Unidos aos portos do Irã.

O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, disse a parlamentares que o país deveria usar força militar para pressionar seus adversários antes de recorrer à diplomacia para consolidar eventuais ganhos. Ele também afirmou que o Estreito de Ormuz permanecerá fechado até que Washington cumpra o que o Irã considera compromissos assumidos em um acordo anterior.

Catar tenta reativar negociações

O Catar, que atua como mediador entre as partes, informou que seus representantes estão viajando entre capitais e trocando propostas para reiniciar as negociações. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores catariano, Majed al-Ansari, afirmou que Doha recebeu garantias de autoridades americanas de que Washington deseja um acordo.

O correspondente da Al Jazeera em Teerã, Tohid Asadi, relatou que as autoridades iranianas enviam uma mensagem em duas frentes: mantêm abertura para a diplomacia, mas se preparam para uma possível retomada dos combates. A avaliação atribuída ao estrategista republicano Mark Pfeifle é que os dois países permanecem em um conflito congelado e tentam aumentar a pressão antes de uma possível negociação durante a reunião da ONU.

A disputa já afeta a circulação pelo Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte mundial de energia entre o Golfo e o Mar da Arábia. Dados de navegação indicaram que 12 embarcações de commodities atravessaram o estreito durante o fim de semana, ante 35 no fim de semana anterior.

A guerra começou no fim de fevereiro, após ataques conjuntos dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, segundo o material divulgado. Um memorando de 60 dias firmado em junho reduziu os combates em larga escala, mas expirou no mês passado. Desde então, os ataques nas proximidades de Ormuz aumentaram.

3 thoughts on “Irã diz que EUA preparam retomada de ataques contra o país”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.