Cessar-fogo de 10 dias entre Israel e Líbano inicia com chance de prorrogação

Um cessar-fogo de 10 dias entre Líbano e Israel entrou em vigor às 18h desta quinta-feira (16). O acordo, que poderá ser ampliado, foi mediado pelos Estados Unidos e visa abrir caminho para negociações em busca de um entendimento permanente sobre segurança e paz na região. O texto do acordo destaca que as forças de segurança do Líbano são as responsáveis pela soberania e defesa nacional do país, sem a intervenção de outros grupos ou nações.

As duas nações solicitaram a intermediação dos Estados Unidos para facilitar conversas diretas, que abordem questões pendentes, como a demarcação da fronteira terrestre internacional. O Departamento de Estado dos EUA divulgou que Israel e Líbano se comprometem a dialogar de forma construtiva, buscando um acordo abrangente que assegure segurança e estabilidade duradouras.

Desafios para a paz

A campanha militar de Israel no Líbano tem se mostrado um obstáculo significativo para a paz, especialmente em um contexto onde o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, busca encerrar a guerra contra o Irã, iniciada no final de fevereiro. Esse conflito teve impactos diretos no comércio global de energia, elevando os preços do petróleo e gerando preocupações econômicas.

Com o cessar-fogo em vigor, o governo libanês se comprometeu a impedir que o Hezbollah e outros grupos armados realizem ataques contra Israel. O acordo também permite que Israel tome medidas de autodefesa contra ameaças iminentes, embora tenha concordado em não realizar operações ofensivas durante o período estipulado.

Diálogo histórico

A ministra israelense da Inovação, Gila Gamliel, anunciou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, “vai conversar” com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, marcando um retorno ao diálogo após anos de tensões. “Esperamos que essa iniciativa promova finalmente a prosperidade e o desenvolvimento do Líbano“, afirmou Gamliel, sem especificar a data ou os detalhes da conversa.

Na terça-feira (14), os Estados Unidos confirmaram que ambos os países concordaram em retomar negociações diretas, algo que não ocorria há mais de 40 anos. “Essas conversas estão acontecendo agora porque somos muito fortes, e as nações estão se voltando para nós — não apenas o Líbano“, declarou Netanyahu.

Em declarações na quarta-feira (15), Netanyahu enfatizou que o principal objetivo das negociações é o “desmantelamento” do Hezbollah. “Os dois objetivos fundamentais nas conversas com o Líbano são, primeiro, o desmantelamento do Hezbollah; segundo, uma paz sustentável, alcançada por meio da força”, afirmou o primeiro-ministro, após as primeiras conversas diretas em décadas.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.