Rio Claro no Sul Fluminense aposta na revitalização da cafeicultura

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, lançou o Programa Municipal de Fomento à Cafeicultura com o objetivo de revitalizar a produção de café na região sul-fluminense. A iniciativa é voltada para pequenos agricultores e prioriza práticas de cultivo sustentável baseadas em agroecologia. Os interessados podem se inscrever diretamente na Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário da pasta, José Vicente de Almeida, ressaltou que a administração municipal está oferecendo suporte técnico completo aos produtores que desejam participar do programa. Isso inclui análise de solo, orientação especializada e parcerias para o fornecimento de insumos. Recentemente, os técnicos da cidade participaram de um treinamento promovido pela Emater-Rio, focado na implementação de protocolos de transição agroecológica. Almeida afirmou: “Estamos incentivando a cafeicultura com assistência técnica, análise de solo e doação de adubo, além de prever a distribuição de mudas ainda este ano”.

O programa conta com a colaboração de diversas instituições, entre elas:

  • Universidade Federal Rural do rio de janeiro (UFRRJ)
  • Emater-Rio
  • Embrapa
  • Pesagro
  • Granja Rica (responsável pelo fornecimento de adubo orgânico)

Essas parcerias visam fortalecer a produção local e garantir a entrega de insumos aos produtores já envolvidos com a cafeicultura.

De acordo com o planejamento do programa, a expectativa é que o município plante 20 hectares de café até 2028, com a distribuição de até 100 mil mudas de café arábica nos próximos anos. Outras ações previstas incluem a transição das lavouras para sistemas agroflorestais, capacitação dos agricultores e apoio à comercialização, além de promover a valorização cultural da cafeicultura. O objetivo da Prefeitura é aumentar a geração de renda no campo e estimular o desenvolvimento rural sustentável.

O projeto, que teve início em janeiro com laudos laboratoriais e recomendações de calagem e adubação, está atualmente na fase de distribuição das mudas para produtores selecionados, visando testar a viabilidade do cultivo. Em junho, a Prefeitura realizará visitas às propriedades cafeeiras da região para capacitar os agricultores. No segundo semestre, será feito o preparo das áreas com patrulha agrícola e aplicação de calcário para o plantio.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Rio Claro busca reposicionar o município na agroeconomia local. O prefeito Babton Bioni destacou: “O nosso objetivo é resgatar uma vocação histórica de Rio Claro. No passado, o município já teve destaque na produção de café, e agora estamos trabalhando para retomar esse protagonismo, mas de forma moderna e sustentável. Com esse programa, queremos fortalecer os pequenos produtores, gerar renda no campo e recolocar a cafeicultura como uma atividade importante para a economia local”.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.