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Paes convoca Ministro de Minas e Energia na Ilha do Governador e impõe prazo à Light

Concessionária assumiu compromissos de realizar melhorias do sistema até novembro.

27/07/2024 às 12h30
Por: Redação
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Foto: Reprodução/ Prefeitura do Rio
Foto: Reprodução/ Prefeitura do Rio

Neste sábado (27), o Governo Federal e a Prefeitura do Rio se reuniram com a Light para exigir soluções para os problemas de fornecimento de energia nas Ilhas do Governador e Paquetá. Durante a visita à subestação da Light, a concessionária se comprometeu com o prefeito Eduardo Paes e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a implementar melhorias no sistema até novembro.

A presença do ministro marca uma mudança na relação da Light com a cidade, especialmente com a Ilha do Governador. O que tem ocorrido é um absurdo. Nesta semana, o ar condicionado do Aeroporto do Galeão estava desligado devido ao descaso da Light com a Ilha. Muitas pessoas estão desassistidas. Isso aconteceu no domingo e continuou ao longo da semana, sendo um problema antigo. Diversas reuniões já ocorreram entre a Prefeitura e a Light, mas temos visto um empurra-empurra por parte da concessionária. Ouvi as explicações, mas a população da Ilha está justamente indignada. Não podemos permitir que isso continue. Este é um bom momento, pois sei que há um pedido de renovação da concessão. Se fosse ruim, não iriam querer renovar. Nosso papel é cobrar e pressionar, e pedimos que o ministério seja rigoroso com a Light – afirmou Eduardo Paes.

Desde o início do ano, moradores e comerciantes têm sofrido com o desabastecimento de energia, com interrupções diárias na Ilha do Governador na última semana. A Prefeitura do Rio tem pressionado a Light para resolver os problemas na região e mantido contato constante com o Ministério de Minas e Energia para exigir ações da concessionária.

O prefeito já nos contatou diversas vezes, especialmente com o agravamento dos problemas nos últimos dias. No domingo passado, montamos um grupo de trabalho. Desde o início dos problemas, trabalhamos diretamente com a Light. A concessionária assumiu compromissos para que sejam cumpridos o mais rápido possível. Aconselhei a serem realistas nos prazos para não comprometer o futuro da concessão. Vamos cobrar que as distribuidoras forneçam energia e garantam dignidade às pessoas. Espero que hoje seja um ponto de virada e que o setor privado entenda bem as regras estabelecidas - disse Alexandre Silveira.

O Procon Carioca multou a Light em mais de R$ 13 milhões no dia 19 de julho por falhas no fornecimento desde 2023, com base no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, há dois processos em curso devido aos apagões na Ilha do Governador, pelos quais a empresa também pode ser multada.

A Procuradoria do Município do Rio ajuizou na última segunda-feira (22/7) uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Light. O documento solicita o restabelecimento da energia elétrica nas casas, ruas, semáforos e equipamentos de saúde e educação da região, sob pena de multa diária de até R$ 200 mil. A ACP, na 7ª Vara de Fazenda Pública da Capital, também pede o pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos causados pela empresa.

Compromissos da Light

No encontro com o prefeito e o ministro, a Light detalhou as intervenções em andamento nas Ilhas do Governador e Paquetá. A concessionária manterá os geradores da subestação funcionando até a conclusão das obras em novembro e construirá dois novos alimentadores de transmissão para suprir a Ilha do Governador, com a promessa de construir um terceiro posteriormente.

A Light também se comprometeu a manter equipes mobilizadas em número expressivo para realizar manobras rapidamente em caso de interrupção do fornecimento. Neste domingo (28/7), a concessionária informou que a capacidade no bairro chegará a 114 megas, garantindo que não haverá desabastecimento nas Ilhas até a conclusão das obras em novembro.

Clientes com danos em aparelhos elétricos/eletrônicos podem procurar as Agências Móveis da Light na Ilha do Governador ou acessar a Agência virtual (agenciavirtual.light.com.br). O pedido deve ser feito pelo titular da conta, com a nota fiscal do aparelho danificado ou orçamento de empresa autorizada. Após a solicitação, a empresa analisará as informações apresentadas pelo cliente, verificará o histórico de ocorrências em seu sistema e enviará uma resposta ao consumidor.

Atendimento móvel (Agências móveis):

  • Local: Subprefeitura da Ilha (Rua Eneida de Morais, 450) até 2 de agosto. De segunda a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 9h às 13h.
  • Local: Estrada da Cacuia 192 (em frente ao supermercado Mundial). De 31 de julho até 2 de agosto, das 9h às 16h.
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