O Aeroporto Santos Dumont teve voos afetados nesta sexta-feira (19) devido a uma "intermitência no sistema" de check-in de algumas empresas aéreas. Por conta da falha, o procedimento chegou a ser feito de forma manual.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) explica que a intermitência acontece em nível nacional, mas não relaciona ao apagão cibernérico que prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.
Até a última atualização desta reportagem, 23 voos estavam atrasados e 12 foram cancelados no Santos Dumont.
As instabilidades também ocorrem em outros aeroportos do Brasil.
Florianópolis (SC), Natal (RN) e Vitória (ES) também realizam os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, assim como Salvador (BA).
São Paulo também enfrenta problemas.
No Aeroporto de Congonhas, na capital, o apagão provocou o atraso de dez voos o cancelamento de outros dois.
Nos aeroportos Internacional de Viracopos, em Campinas, e Leite Lopes, em Ribeirão Preto, houve atraso de decolagens e pousos.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "devido a intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais".
A orientação para o passageiro que tem voo nesta sexta e não conseguiu realizar o check-in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.
A Latam afirmou nas redes sociais que "até o momento, a operação não foi impactada diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial". Mas também recomendou que passageiros verifiquem o estado dos voos previamente.
O apagão provoca atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.
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