Trump compartilha imagem da Venezuela como 51º estado dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou polêmica ao publicar, na terça-feira (12), uma imagem do mapa da Venezuela com a bandeira americana ao fundo, acompanhada da legenda “51º Estado”. A postagem foi feita em sua plataforma Truth Social enquanto Trump se dirigia à China para uma cúpula de alto nível.
A declaração de Trump surge um dia após a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmar que seu país nunca cogitou a ideia de se tornar o 51º estado americano, mesmo após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro em janeiro.
Em entrevista à Fox News, Trump comentou sobre a possibilidade de transformar a Venezuela em um novo estado, enfatizando seu controle sobre a nação rica em petróleo. “Estamos considerando essa transformação”, afirmou.
Delcy Rodríguez, que tem supervisionado uma reaproximação nas relações com os Estados Unidos, implementou reformas que permitem a reintegração de empresas estrangeiras, especialmente americanas, nos setores de mineração e petróleo do país.
Enquanto isso, a oposição venezuelana continua a pressionar por eleições. Em uma declaração feita em 1º de maio, Rodríguez foi questionada sobre a possibilidade de novas votações e respondeu que não tinha certeza de quando isso poderia ocorrer, mas que “isso deve acontecer em algum momento”.
