Três passageiros morrem em cruzeiro no Atlântico; um caso é confirmado como hantavírus
Três pessoas faleceram a bordo do navio de cruzeiro MV Hondius, que realizava uma viagem de Ushuaia, na Argentina, a Cabo Verde, devido a um surto de hantavírus. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste domingo.
De acordo com a OMS, foi confirmado um caso de infecção por hantavírus em laboratório, com cinco outros casos sob investigação. Dos seis indivíduos afetados, três perderam a vida e um está internado em estado grave na África do Sul. Um porta-voz do ministério da saúde sul-africano, Foster Mohale, também informou sobre um surto de uma “doença respiratória aguda grave”, que resultou em ao menos duas mortes, além de um paciente em terapia intensiva em Joanesburgo.
O paciente em tratamento na África do Sul testou positivo para hantavírus, que pode causar febre hemorrágica. A OMS esclareceu que as infecções por hantavírus geralmente estão relacionadas à exposição a roedores infectados, embora a transmissão entre humanos, embora rara, possa ocorrer e resultar em doenças respiratórias severas.
Detalhes dos falecimentos
O primeiro a apresentar sintomas foi um passageiro de 70 anos, que faleceu a bordo do navio. Seu corpo foi deixado na ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul. Sua esposa, de 69 anos, também adoeceu e foi transferida para um hospital em Joanesburgo, onde veio a falecer. A nacionalidade das vítimas ainda não foi confirmada.
Um terceiro caso, um britânico de 69 anos, também foi evacuado para Joanesburgo e está em tratamento intensivo. Fontes próximas ao caso afirmaram que um casal holandês estava entre as vítimas fatais, enquanto a terceira morte ocorreu a bordo do navio.
Isolamento e evacuação
Autoridades estão discutindo a possibilidade de isolar dois passageiros que também apresentaram sintomas em um hospital em Cabo Verde, antes que o navio prossiga para as Ilhas Canárias, na Espanha. A OMS está colaborando com as autoridades locais e a operadora do navio para organizar a evacuação médica dos dois passageiros doentes.
O MV Hondius, um navio de cruzeiro polar operado pela Oceanwide Expeditions, possui capacidade para cerca de 170 passageiros e 70 tripulantes. O itinerário inclui paradas nas ilhas da Geórgia do Sul e Santa Helena.
Transmissão do hantavírus
Os humanos podem contrair hantavírus pelo contato com roedores infectados, suas fezes, mordidas ou pela inalação de poeira contaminada. Existem diversos tipos de hantavírus ao redor do mundo, cada um com sintomas distintos.
A operadora Oceanwide Expeditions foi contatada, mas ainda não se manifestou sobre o incidente.
