Trump intensifica sanções dos EUA ao governo cubano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira um decreto que amplia as sanções contra o governo cubano, conforme informaram fontes da Casa Branca à Reuters. A medida surge em um contexto de intensificação da pressão sobre Havana, após a queda do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

As sanções visam indivíduos, organizações e aliados que apoiam o aparato de segurança cubano ou estão envolvidos em corrupção e graves violações de direitos humanos. As autoridades também mencionaram que agentes e apoiadores do governo cubano estão entre os alvos das novas restrições.

Os detalhes sobre quais pessoas ou entidades específicas foram afetadas ainda não foram divulgados. No entanto, o decreto permite a imposição de sanções secundárias para quem realizar transações com os alvos definidos.

Essa iniciativa representa mais um passo do governo Trump contra Cuba, que o presidente frequentemente descreve como à beira do colapso. Desde o início de sua administração, os EUA têm promovido ações militares, incluindo ataques a embarcações na Venezuela e intervenções em Caracas.

Trump declarou que “Cuba é a próxima”, embora não tenha especificado quais seriam os próximos passos em relação à ilha caribenha. A situação permanece tensa, com o governo americano intensificando suas ações na região.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.