ODia Nacional do Samba, no sábado (2), vai ser celebrado em diversas partes da cidade do Rio. Algumas das opções gratuitas, com alguns dos maiores representantes do gênero, se concentram nos bairros do Centro, Oswaldo Cruz e Engenho de Dentro. Veja os destaques da programação para o final de semana abaixo.
Trem do Samba
As comemorações começam já na sexta-feira (01), às 13h, na estação Central do Brasil com o evento Trem do Samba, que realiza shows na estação e em outros 32 vagões, além de apresentações em três palcos situados no bairro de Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio.
Para ter acesso aos vagões do evento, basta trocar 1kg de alimento não-perecível por um bilhete. O alimento deve ser entregue em um posto de troca localizado no Corredor Cultural da estação Central do Brasil, a partir das 12h. A organização do “Trem do Samba” vai entregar as doações ao Banco Rio de Alimentos, do Sesc Regional Rio, que destinará os alimentos para instituições parcerias. A programação completa está disponível no site.
No dia 1º, às 13h, a Central do Brasil vai receber shows de Marquinhos de Oswaldo Cruz e velhas guardas das escolas de samba Portela, Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, além de artistas como Osmar do Breque, Tantinho da Mangueira e Wilson Moreira.
Às 21h, terá um cortejo conduzido pelos “Senhores da Memória” seguidos de diversos improvisadores do samba. Os músicos vão seguir em direção à Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, onde será formada uma enorme roda de samba. À meia noite, em saudação aos “Senhores da Memória”, vai haver uma grande queima de fogos, que marcará o encerramento das atividades desse dia.
No dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, a Central do Brasil e também Oswaldo Cruz, se transformam para receber o grande evento, a partir das 15h. No Palco Almir Guineto, na Central, renomados artistas do samba nacional e as Velhas Guardas se revezam até às 19h.
A partir das 18h, a festa continua com rodas de samba no interior dos trens com ar-condicionado com os grupos Clube do Samba, o Quilombo do Grotão e a Roda de Samba da Pedra do Sal. Ao todo vão ser 32 grupos distribuídos em cada carro de passageiros animando viagens diretas, a cada 20 minutos, até Oswaldo Cruz, considerado um dos berços do samba.
Em Oswaldo Cruz, todas as 14 rodas de samba vão seguir para bares de referência do bairro e o público vai poder curtir as atrações dos três palcos montados no bairro. Segundo a organização do evento, a festa não tem hora para acabar.
Samba da Feira
Em Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, o Samba da Feira, popular roda de samba do subúrbio do Rio, recebe Mestre Monarco e Juliana Diniz, neta do sambista e afilhada de Zeca Pagodinho. A dupla se apresenta nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos, no sábado (02), das 15h às 23h, com entrada gratuita. A apresentação será ao lado do grupo base do Samba da Feira, o Grupo Bororó. São esperadas mais de 500 pessoas para o evento do próximo sábado (2).

Terreirão do Samba
Tradicional reduto do samba prepara uma festa gratuita com shows de Leci Brandão, roda de bambas comandada por Moacyr Luz, Samba do Trabalhador, Galocantô, Velha Guarda do Salgueiro, Samba do Chapéu e Grupo Arruda, às 16h de sábado (02), na Praça XI.

Feira Rio Antigo em dose dupla
Em dezembro, a Feira Rio Antigo terá uma segunda edição. A primeira é no primeiro sábado do mês, dia 02, com homenagem ao Dia do Samba. E no dia 16, a feira volta à Rua do Lavradio, no Centro, em clima de Natal.
No sábado, a atração musical fica por conta de Adriana Dutra e Nega de Criolo, que vão tocar clássicos do samba a partir das 16h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba, na esquina da Rua do Lavradio com a Rua do Senado. Bares e restaurantes da Rua do Lavradio e seu entorno também abrem as portas para os mais de 30 mil visitantes que são esperados circulam no local durante o evento.
Além da música, mais de 400 expositores da Feira Rio Antigo vão oferecerprodutos variados. Desde peças artesanais e de vestuário confeccionadas em malha e crepe com temas do Rio até artigos de jardinagem, esculturas e objetos de decorção para minijardins, vasos de mosaico, pinturas em aquarela.

Trem do Samba
Veja os horários das viagens de ida e volta dos trens abaixo:
Ida
Origem: Central do Brasil
Destino: Oswaldo Cruz
Horário de saída: 18h24 / 18h44 / 19h04 / 19h24
Serviço: Direto
Volta
Origem: Oswaldo Cruz
Destino: Santa Cruz
Horário de saída: 0h e 1h45
Serviço: Parador
Origem: Central do Brasil
Destino: Japeri
Horário de saída: 23h30 e 1h30
Serviço: Parador
Origem: Oswaldo Cruz
Destino: Central do Brasil
Horário de saída: 22h / 23h / 0h15 / 1h / 2h
Serviço: Parador
Dia Nacional do Samba no Terreirão
Data: 02/12 – sábado
Horário: 16h
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze – Centro
Entrada franca – Classificação livre
Samba da Feira recebe Monarco e Juliana Diniz
Sábado, dia 2 de dezembro de 2017, das 15h às 23h
Local: Armazéns do Engenhão
Endereço: (Praça do Trem – em frente à Estação Engenho de Dentro)
Entrada franca
Classificação livre
Feira Rio Antigo
Datas: 02 e 16 de dezembro de 2017
Local: Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco, Centro do Rio Antigo – Rio de Janeiro
Horário: das 10h às 19h
