Mais de 24 horas após a morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, baleada quando voltava com a família para casa, no Complexo do Alemão, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ainda não se manifestou sobre o caso que gerou comoção nacional. Várias autoridades, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, usaram as redes sociais para comentar a situação, mas o governador ainda se mantem em silêncio.
Diversos artistas também recorreram à internet para se manifestar sobre o caso. Especialistas também deram sua opinião. A maioria dirigiu críticas ao governador e à política de segurança pública do Estado. A menina voltava de mais um dia de passeio, acompanhada da mãe numa komki, na noite de sexta-feira, quando foi atingida. Moradores afirmaram que não havia confronto na favela naquele momento.
De acordo com o relato de testemunhas, foi feito um único disparo partido da polícia em direção a um motociclista que desobedeceu à ordem de parar. Já a Polícia Militar informou que os agentes foram atacados por traficantes e revidaram. Atingida pelo disparo, a menina foi levada para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu. Ela morreu na madrugada de sábado.
Até o momento, a única manifestação do governo se deu por meio de uma nota divulgada pela assessoria de imprensa lamentando a morte da garota, “assim como a de todas vítimas inocentes durantes ações policiais”. O texto destacou ainda que o trabalho da polícia “segue protocolos rígidos de execução, sempre com preocupação de preservar vidas” e que, caso seja comprovado algum excesso, punições legais serão aplicadas.
Já o governador ainda não comentou o caso, mesmo nas suas redes sociais. Numa das poucas postagens que Witzel fez, neste domingo, na internet está uma foto no Instagram em que ele aparece de costas, com uma legenda na qual diz que foi levar a filha para fazer uma prova no Colégio Militar. Já em seu Facebook, há um post sobre o Dia Mundial sem Carro. E na página oficial do governo, uma publicação celebra o aniversário do município de São Gonçalo, que comemora 129 anos neste domingo.
