Deputados do PSL e PT atrasam pela quarta vez a votação para transparência na Alerj

Projeto de lei do PSOL com o NOVO quer mostrar salários dos assessores e quem esta nomeado nos gabinetes.

Duas frentes antagônicas na Assembleia Legislativa do Rio elaboraram um projeto de lei. O deputado Eliomar Coelho (PSOL) com emenda do Alexandre Freitas (NOVO) querem mais transparência na casa.

O objetivo é mostrar a folha salarial de cada gabinete e quem está nomeado. Mas não tem conseguido muitos apoios, o projeto que ja foi adiado quatro vezes recebe oposição dos parlamentares do PSL e também do presidente da casa André Ceciliano(PT).

A primeira votação estava marcada para acontecer no dia 2 de maio mas, após o deputado Alexandre Freitas (Novo) apresentar uma emenda à matéria Legislativa, sua aprovação ou reprovação foi adiada. O Projeto de Resolução foi então incluído outras duas vezes, no dia 22 de maio e no dia 5 junho, entretanto, pela falta de quórum na hora de sua apreciação, saiu mais outras duas vezes da pauta da Alerj.

Para o deputado estadual Eliomar Coelho (Psol), autor do projeto, a iniciativa serve como prestação de serviço a sociedade, que merece saber quais parlamentares cumprem, de fato, suas atribuições na Alerj.

“É o mínimo a população poder saber se os deputados estão indo às sessões e, se não, qual a justificativa da ausência. Vamos tentar votar este projeto pela terceira vez. Das outras vezes, deputados manobraram para tirá-lo de pauta. Devem ter muito a querer esconder”, afirmou o parlamentar, que disse ainda que qualquer tipo de manobra deste tipo é contra a transparência na Alerj.

“É uma vergonha deputados usarem do expediente de manobras rasteiras no plenário para não votar este projeto. São contra a transparência de suas próprias ações”, complementou Coelho.

‘Caixa de Pandora’

Não bastasse o Projeto de Resolução em si gerar bastante polêmica no plenário, uma emenda, que inclusive adiou a votação no último dia 2 de maio e ficou conhecida como “Emenda da Transparência”, proposta pelo deputado estadual Alexandre Freitas (Novo), eleva a importância da votação para um novo patamar. Na indicação, Freitas propõe que, além das faltas, seja divulgada, também no site da Alerj, a lista nominal de todos os assessores dos gabinetes de todos os parlamentares, assim como seus respectivos salários.

Comentários
Loading...

Send this to a friend