O carnaval do Rio é mundialmente conhecido e tem seus motivos pra isso: os desfiles das escolas, as praias, as fantasias, a alegria do carioca e os blocos. Sim, os inúmeros blocos que correm toda a cidade, da esquerda pra direita, direita pra esquerda, de cima pra baixo e de baixo pra cima. Desde os pequenos até os maiores, aqueles que entopem ruas e avenidas e estendem seu percurso por distâncias a se perder de vista. Mas ninguém aqui vai perder nada, pois não somos de ficar parados a ver o bloco passar!

CORDÃO DO BOLA PRETA
Uma palavra resume esse bloco: tradição. Um dos blocos mais conhecidos do Rio, se não o mais. O cordão da Bola Preta atrai milhares de foliões pelas principais avenidas da cidade. O bloco que se auto intitula o maior do mundo, tem seus motivos e história para afirmar tal fato com toda autoridade necessária e está indo para o seu 102º desfile. Não, você não leu errado. O bloco que já tem mais de 100 anos de história e já reuniu mais de 2,5 milhões de foliões não para.
O Bloco acontece no dia 22/02 (sábado), às 7h, na Avenida Presidente Antonio Carlos (Centro).

BANGALAFUMENGA
Gosta de ouvir e curtir o que? Sambinha? Pagode? Funk? É fã das tradicionais marchinhas? Tudo isso? Então o seu bloco é esse. Um bloco para todos os públicos, ouvidos e gostos. Diversão garantida.
O Bloco acontece no dia 23/02 (Domingo), às 9h, no Monumento aos Pracinhas (Glória).

BANDA DE IPANEMA
Desde o dia em que Vinicius de Moraes a citou, Ipanema nunca mais foi apenas um bairro ou somente uma praia, Ipanema nunca mais foi a mesma! O bloco tradicionalíssimo e muito famoso, arrasta milhares de pessoas pelo bairro, sendo um dos blocos mais disputados pelos foliões.
O Bloco acontece no dia 08/02 (sábado), às 17h, na Rua Gomes Carneiro (Ipanema).

BLOCO DA PRETA
Um dos blocos mais famosos da cidade e um dos megablocos mais tradicionais do Centro do Rio chega a mais uma edição. O bloco da cantora Preta Gil, que é sempre um dos mais animados e falados do carnaval do Rio, com 10 anos de existência, promete levar muita alegria ao folião que for lá acompanha-lo.
O Bloco acontece no dia 16/02 (Domingo), às 8h, Rua Primeiro de Março (Centro).

BLOCO DAS PODEROSAS
O bloco criado pela cantora Anitta é novo, se formos comparar com os outros blocos dessa lista, contudo, já é um dos maiores blocos da cidade. Todos os anos é um sucesso absoluto, lotando o centro da cidade, enchendo o povo de alegria, afrontando as fogosas e expulsando as invejosas.
O Bloco acontece no dia 29/02 (sábado), às 7h, na Rua Primeiro de Março (Centro).

SIMPATIA É QUASE AMOR
Novamente a nossa queridinha Ipanema! Sim, lar de outro bloco tradicionalíssimo da nossa cidade. O Simpatia é Quase Amor, nascido em 1985 como forma de protesto perdura até hoje como um dos blocos mais renomados entre os amantes do carnaval. O bloco que possui certo ar de militância possui as cores amarelo e roxo.
O Bloco acontece no dia 15/02 (sábado), às 14h, na Rua Teixeira de Melo (Ipanema).

SARGENTO PIMENTA
De um gosto um tanto quanto ousado, usando de uma combinação perigosa, o Sargento Pimenta conquistou o coração dos apaixonados pelo carnaval carioca. Unificando as músicas dos Beatles a ritmos nacionais, o bloco já tem espaço reservado no peito do folião. Quem já foi, voltou. Então, bora lá!
O Bloco acontece no dia 24/02 (segunda-feira), às 8h, no Monumento dos Pracinhas (Glória).

ORQUESTRA VOADORA
É um dos blocos mais apaixonantes do carnaval do Rio. Tocando o melhor da Nova MPB e seus mais de 150 músicos, parece um espetáculo ambulante que desfila pela cidade e deixa a festa cada vez mais impressionante. Impossível não admirar!
O Bloco acontece no dia 25/02 (terça-feira), às 13h, na Praça Luis de Camões (Glória).

CORDÃO DO BOITATÁ
O Cordão do Boitatá foi criado na década de 90 por músicos e estudantes. Um dos blocos mais conhecidos por aqueles vivem e amam o verdadeiro carnaval carioca. Embalado por sua bateria e orquestra de sopros, soma milhares de foliões por onde passa.
O Bloco acontece no dia 16/02 (domingo), às 8h, na Rua Henrique Valadares (Centro).

BLOCO DAS CARMELITAS
Saiu pela primeira vez em 1990 para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite que abrigou em sua casa as festas mais badaladas de Santa Teresa, no começo do século XX. Desde que começou o bloco abre a fecha a sua saída no bairro. Com certeza vale a pena encarar as ladeiras de Santa Teresa pra acompanhar esse bloco de perto.
O Bloco acontece no dia 08/02 (sábado), às 16h, na Praça Tiradentes (Centro) e no dia 15/02 (sábado), às 16h, também na Praça Tiradentes (Centro).