A partir do próximo dia 27 de julho, a cidade do Rio de Janeiro não terá mais o serviço Metrô na Superfície. Atualmente, esse modal sai das estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, em direção à Gávea e percorriam bairros da Zona Sul, a fim de complementar o serviço de transporte.
O Metrô na Superfície opera desde 2002. Segundo o decreto, o término do serviço foi decisão da concessionária Metrô Rio.
Um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais será implantado nas viagens a partir das duas estações. Os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, e poderão usar os serviços de metrô e dessas linhas de ônibus.
A TV Globo apurou que o Metrô Rio vai subsidiar parte da integração feita pelo Metrô na Superfície.
No entanto, para ter direito à tarifa, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon, que eram aquelas atendidas pelo Metrô na Superfície.
A nova integração será válida inicialmente apenas com a utilização do cartão Riocard. Segundo o Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19), o intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e o segundo modal deverá ser de até 2 horas.
Segundo o Metrô, a nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal. Haverá novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico. As linhas atendidas pelo novo modelo serão: