O Governo do Estado do Rio de Janeiro atualizou, na noite desta quarta-feira (17), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, o saldo de presos e apreendidos no âmbito da ação estruturada Ordo, que vem sendo realizada desde segunda-feira (15) na Zona Oeste do Rio.
60 prisões foram realizadas e sete adolescentes foram apreendidos pelas forças de segurança. 37 toneladas de barricadas também foram retiradas no trabalho dos agentes no somatório dos três dias.
Nesta quarta-feira (17), além das 10 comunidades nas quais o Governo do Estado, a Polícia Civil e a Polícia Militar já estavam atuando, outras quatro foram incorporadas, todas em Jacarepaguá: Covanca, Jordão, Santa Maria e Bateau Mouche.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, contou que as ações não tem data definida para serem finalizadas:
“O criminoso tem que entender que a ação da segurança pública vai ser quando se fizer necessária. E ela tem escalabilidade, todo local que se fizer necessária, essa ação vai se dar, porque é uma questão de ordem”, disse.
Durante ação coordenada pela SEOP para demolições de dezenas de construções irregulares nesta quarta-feira (17) na Cidade de Deus, ocorreu uma confusão generalizada que culminou com agressões ao ex-secretário da Juventude do município Salvino Oliveira. O secretário de ordem pública Brenno Carnevale fez questão de repudiar o episódio:
“Quero me solidarizar com o Salvino Oliveira, repudiar os atos de violência e de agressão que ele sofreu, já antecipando, inclusive, que formalizaremos um registro de ocorrência na delegacia de polícia da área contando obviamente com o trabalho de investigação das autoridades policiais e dizer que nenhum ato criminoso, de violência, vai ser capaz de fazer com que o trabalho da prefeitura de organização seja contido”, contou.
Interdição de Ferros-Velhos