Política Rio de Janeiro
Cláudio Castro solicita transferência de 13 líderes do tráfico para presídios federais fora do RJ
Governador afirma que o processo de um dos casos já está em andamento na justiça, com vagas garantidas pelo Ministério da Justiça. A decisão judicial pode ser emitida até a próxima semana.
28/08/2024 14h23
Por: Redação
Governador Cláudio Castro, no Bope — Foto: Henrique Coelho/g1

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou nesta quarta-feira (28), durante uma visita ao Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, que o governo estadual já solicitou a transferência de 13 traficantes do Comando Vermelho, atualmente presos no estado, para presídios federais.

Castro informou que um dos casos já está em fase de judicialização e que o Ministério da Justiça já disponibilizou as vagas nos presídios federais. Agora, a decisão está nas mãos do poder judiciário, que poderá autorizar as transferências até a semana que vem.

Entre os traficantes que podem ser transferidos estão Marcos Antônio Firmino, conhecido como My Thor, e Luiz Cláudio Machado, o Marreta.

“Analisamos individualmente a conduta de cada um. No momento, são treze lideranças, mas nossa meta é alcançar pelo menos 30 transferências”, declarou Castro. “Eu tinha uma reunião agendada com o presidente do Tribunal de Justiça ontem, mas ela foi adiada. Esperamos que aconteça amanhã ou, no máximo, até segunda-feira”, acrescentou o governador, após a cerimônia de premiação de policiais que apreenderam 500 fuzis.

Na semana passada, autoridades de inteligência se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle para discutir o tema, logo após um ataque a tiros em Vila Isabel que resultou em mortos e feridos.