Em agenda de campanha nesta segunda-feira (26), Carol Sponza, candidata à prefeitura do Rio pelo Partido Novo, se encontrou com eleitores em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. Durante a visita, Sponza destacou seu compromisso com o fortalecimento do papel do Poder Municipal na segurança pública, caso eleita.
A candidata ouviu moradores que expressaram preocupação com o aumento da violência na região. Em resposta, Sponza prometeu intensificar os esforços para a aprovação do porte de armas de fogo pela Guarda Municipal, projeto que atualmente está em tramitação na Câmara de Vereadores do Rio.
A proposta de Sponza inclui o uso da Guarda Municipal no policiamento ostensivo da cidade, além de um foco maior em monitoramento por câmeras.
"Treinar e armar a Guarda é uma medida que está paralisada na Câmara dos Vereadores. Vamos trabalhar para que seja aprovada. Queremos também investir em inteligência e no uso de câmeras de segurança," declarou a candidata.
Sponza também mencionou a importância de um sistema integrado de monitoramento por câmeras para colaborar com as forças de segurança do Estado: "Não há motivo para não utilizarmos a inteligência artificial em um cerco tecnológico de câmeras, em conjunto com as forças de segurança estaduais, para sufocar as fontes de receita do crime," concluiu.