Se depender apenas do debate desta quinta na TV Globo, Eduardo Paes (DEM) estaria eleito, já que seu adversário Wilson Witzel (PSC) ficou quase o tempo todo nas cordas. Mas claro que a vida de Paes não é tão fácil, ele tem de tirar até domingo a diferença de 10% dos votos, não é impossível, já que ele vem crescendo como mostrou o último Datafolha.
No 1º bloco, com perguntas livres e, tradicionalmente o mais assistido dado o horário do debate, muito tarde, Paes insistiu nas perguntas ligando o ex-juiz federal a Luiz Carlos Azenha, que foi advogado do Ném e, supostamente, consultor de Witzel. Como nos outros debates, ele continuou sem responder nenhuma pergunta. E em alguns momentos gaguejando… O maior erro foi a crítica a construção do BRT, lembrou Conde em 2000 dizendo que metrô da Pavuna foi um erro.
Já no 2º bloco, com perguntas sorteadas, Wilson Witzel até simulou uma recuperação, mas cometeu 2 grandes erros que Paes conseguiu aproveitar. Um deles foi falar que queria expandir o crescimento das cidades para diminuir a crise da habitação, e o ex-prefeito do Rio disse que esse era um sinal da falta de experiência do ex-juiz, já que fazer isso seria aumentar o custo da cidade. Outro erro feio de Witzel foi dizer que a passagem do Rio era a mais cara do país, mais cara de São Paulo, enquanto ela nunca foi. Outro péssimo momento, foi quando disse que o irmão de um traficante foi candidato a deputado na chapa de Paes… só que este candidato agora apoia, Witzel…

Talvez o 3º bloco tenha ocorrido uma frase para entrar nos anais dos debates do Rio, quando depois de Witzel dizer que consegui a autorização de Flávio Bolsonaro para que ele aparecesse em seu programa, Paes disse “Meu Deus, parece criança“, o que gerou risada da plateia e destabilização de Witzel. Outro momento ruim para o candidato do PSC foi dizer que não comemorou quando destruíram a placa de Marielle, o que naquele momento do debate no Twitter surgiram várias imagens e vídeos de Witzel celebrando:

O 4º e último bloco, com os temas sorteados, foi mais frio e equilibrado e com a discussão de propostas. Entretanto, em um momento Eduardo Paes pediu respeito a Witzel, que insistia durante todo o debate de chamá-lo de candidato de Cabral e Pezão, e disse que é Witzel que anda com seguranças do Pezão e cujo candidato a vice-governador tem um primo de Cabral nomeado e completou dizendo que seu adversário não conhece o Rio e acha ruim o Parque Madureira, o VLT e outras obras de Paes quando prefeito. E no final Witzel ainda teve de levar uma aula sobre saúde pública.
O discurso final garantiu um meme pronto ao Eduardo Paes chamar Wilson Witzel de “candidato Kinder Ovo“, já que quando se abre tem uma surpresa dentro…
“Wilson mais parece um Kinder Ovo” , Eduardo Paes !
Hahahahahahahaha
#DebateNaglobo #DebateRJ pic.twitter.com/ZPjnxSRDs3— Daniele (@danieleoli) 26 de outubro de 2018
Finalmente, não dá para saber se o debate foi o suficiente para que Paes consiga ultrapassar Witzel no domingo, 28. Mas pelas redes muita gente comentando sobre como foi mal o ex-juiz e outros dizendo que iriam trocar o voto. Agora depende das redes dos candidatos para tentar aproveitar o burburinho pós-debate e tentar a vitória.