Mesmo com todas as normas, restrições e recomendações dos infectologistas no combate ao novo coronavírus, a rede americana de restaurantes Outback Steakhouse, tem deixado entregadores em situação de risco esperando pedidos em unidade da zona sul do Rio.
A declaração foi feita por um trabalhador que presta serviços para o iFood – serviço de entrega de comida por aplicativo – considerado da linha de frente, essencial em situação de quarentena.

A denúncia é relacionada ao restaurante do Shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul da cidade. Além da longa espera para retirada dos pedidos, que pode chegar a 1 hora, a falta de ventilação no corredor de espera e de álcool gel para higienização também fazem parte das reclamações.
“Tem entregador esperando pedido por 40, 50 minutos, chegando a demorar 1 hora em horários de pico [almoço e janta]. É no mínimo 25 minutos de espera. Não tem álcool gel e os entregadores vão chegando um atrás do outro, se aglomerando à espera do pedido”, afirmou o rapaz.
“Por várias vezes pensamos em não aceitar os pedidos de lá [unidade Rio Sul]. Isso foi hoje [domingo 03], mas todos os dias passamos pela mesma situação”, confessou o rapaz, que não quis se identificar.
“Não tem ventilação no corredor, um calor do cacete. É um buraco de contaminação, uma covardia”, desabafou.
Nas fotos enviadas a nossa reportagem, dá para testemunhar um grupo de entregadores esperando as refeições ficarem prontas. Não é possível observar distanciamento nenhum entre as pessoas, nem álcool gel, medidas necessárias em momento de pandemia.

O descaso vem em meio a decretos de restrições na cidade do Rio de Janeiro, visando o combate ao novo coronavírus. Na última quinta-feira (30), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi claro em sua declaração após o aumento do número de casos e mortos pela Covid-19 na cidade.
“Para baixar as curvas de internação e UTI, precisamos manter as medidas de afastamento social e o uso de máscaras para quem precisar sair de casa”, disse o prefeito.
Procurada para falar sobre as denúncias, a Bloomin’ Brands, empresa detentora da marca Outback Steakhouse, divulgou que “possui um protocolo padrão para garantir a segurança dos itens no delivery e que esse processo é reforçado diariamente”. A marca disse ainda que “reitera que está seguindo todas as recomendações sanitárias dos órgãos responsáveis especializados” e finalizou destacando que, “sua prioridade foi e sempre será garantir o bem-estar de todos os clientes, colaboradores e parceiros e que continua monitorando a situação de perto, bem como tomando as precauções necessárias recomendadas para cuidados relacionados ao COVID-19”.
Da mesma forma, o iFood também foi procurado. Em nota, a empresa comentou sobre as medidas de higiene e distanciamento social tomadas contra a Covid-19. Sobre a falta de álcool gel, cobrada pelo prestador de serviço da empresa, a companhia de entrega de alimentos disse que, “ao longo de maio, a distribuição [de álcool gel] se intensificará em todas as cidades onde a empresa opera, incluindo Rio de Janeiro”.
Ao todo, a Covid-19 matou 670 pessoas, com 7283 casos da doença confirmados na cidade do Rio de Janeiro. Os dados são desta segunda-feira (04).
Confira a nota do iFood na íntegra:
“O iFood anunciou nas últimas semanas mais de R$ 14 milhões em medidas visando levar apoio financeiro, segurança e informações exclusivamente aos entregadores. Seguindo sempre as recomendações dos órgãos de saúde, entre as comunicações, há informações sobre higiene e distanciamento social e das ações que a empresa vem fazendo focadas no Covid-19, por exemplo.
No início da pandemia, a empresa também informa que foram realizadas mudanças para evitar espera nos restaurantes da sua base e evitar aglomerações de entregadores. Na plataforma, há uma taxa adicional paga (meia rota) caso o tempo de espera no restaurante seja muito alto. Na entrega ao cliente, há avisos no app do cliente e diversas ferramentas para ajudar o entregador a se comunicar com o cliente (chat e ligação) e facilitar ou agilizar a entrega.
Sobre as entregas de EPIs, assim que foi possível garantir a compra de álcool em gel, a empresa iniciou a distribuição para os parceiros de entrega em março. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, o iFood começou o processo de organização de distribuição de máscaras no dia 2 de abril. Após o processo de compra, organizou a distribuição de kits com álcool em gel e máscaras, sem aglomerações, que teve início no dia 17/04. O deslocamento para a retirada é pago ao entregador como um trecho de entrega. Ao longo de maio, a distribuição se intensificará em todas as cidades onde a empresa opera, incluindo Rio de Janeiro.
Entre as outras medidas anunciadas pelo iFood, estão os fundos solidários para dar suporte aos entregadores que necessitem permanecer em quarentena e também para atender a necessidade de grupos de risco em permanecer em isolamento, entregadores com mais de 65 anos ou em condições de risco – como doenças pulmonares, doenças cardíacas, imunossupressão, obesidade mórbida, diabetes descompensada, insuficiência renal crônica e cirrose.
O iFood reitera que mantém canais oficiais abertos de diálogo com os parceiros entregadores para quaisquer dúvidas e orientações”.
Nota da marca Outback Steakhouse na íntegra:
“A Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse, informa que possui um protocolo padrão para garantir a segurança dos itens no delivery e que esse processo é reforçado diariamente. Além disso, a marca reitera que está seguindo todas as recomendações sanitárias dos órgãos responsáveis especializados. A companhia informa que o tempo médio de preparo dos pratos é de 20 minutos e que o motoboy recebe o chamado para recolher o pedido no meio deste período para evitar espera. A marca apoia todas as campanhas realizadas pelos parceiros de logística que incentivam distanciamento social de motoboys nas áreas externas dos empreendimentos onde os restaurantes estão localizados e informa que, por segurança, libera os entregadores, um a um, na área de retirada dos pedidos poucos minutos antes destes ficarem prontos. A marca destaca ainda que, em mais de 21 anos de história no Brasil, sua prioridade foi e sempre será garantir o bem-estar de todos os clientes, colaboradores e parceiros e que continua monitorando a situação de perto, bem como tomando as precauções necessárias recomendadas para cuidados relacionados ao COVID-19”.