Colocando a mão na massa – como a sociedade pode ajudar a melhorar a educação da cidade

Todos nós queremos uma educação melhor, mas poucos trabalham para isso. Veja aqui como você pode ajudar

Que a cidade do Rio de Janeiro precisa evoluir muito no quesito educação, isso ninguém duvida. Todos os dias, nos deparamos com uma série de notícias desanimadoras: faltam 36 mil vagas nas creches e 73% das escolas carioca estão sem manutenção adequada; enquanto isso, a Prefeitura perde tempo e recursos com a geração de polêmicas apelativas, no afã de vencer eleições natimortas.

No entanto, apesar de todos os obstáculos colocados pelo Poder Público, todo cidadão pode, à sua maneira, ajudar a melhorar o cenário caótico em que vivemos. Essas ações podem ser individuais, ou organizadas em conjunto com outras pessoas que também se interessem em construir um futuro melhor através da educação. Assim, se cada um de nós fizer ainda que um pequeno gesto, seremos capazes de fazer a diferença na vida de muita gente – e isso tudo, só com a força do nosso trabalho.

Engaje-se em ONGs

A cidade do Rio de Janeiro é sede de diversas ONGs que trabalham em prol da educação. Grande parte trabalha diretamente, ou seja, fornecendo atividades educacionais; outras, por sua vez, apoiam escolas e iniciativas relacionadas à educação.

É possível apoiar o trabalho das ONGs doando recursos, insumos e tempo. A ONG Parceiros da Educação, por exemplo, recebe doações um projeto chamado ‘Passeio Cultural’, no qual leva alunos e professores em visitas a centros culturais da cidade.  No Instituto Floriano Peçanha dos Santos, é possível apadrinhar oficinas realizadas com o objetivo de atuar na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, através do desenvolvimento de ações socioeducativas e culturais.

No site do Atados e da ONGs Brasil, é possível achar uma lista de lugares que necessitam de voluntários e se engajar nos mais diversos projetos. Vale a pena procurar uma ONG para chamar de sua!

Apadrinhe uma escola

Nós sabemos de diversas iniciativas nas quais é possível, mediante pequena contribuição mensal, apadrinhar crianças, investindo na sua educação e no seu bem-estar.

Mas além disso, uma boa iniciativa é o apadrinhamento da escola do seu bairro. Imagine se cada um de nós dispusesse de algumas horas da semana para reformar a escola ou recolher doações de materiais escolares? Essa é uma maneira simples, efetiva e palpável de ajudar a sua comunidade e a educação como um todo.

Para isso, é necessário entrar em contato com a escola e mapear suas necessidades. Talvez, seja preciso pedir autorização à Coordenadoria Regional de Educação para determinadas ações; isso pode ser ordenado diretamente com as escolas.

Ocupe os espaços

No caso da sua comunidade ter espaços que possam ser utilizados pela população, é importante mobilizar iniciativas de uso do local voltadas para a educação.

Organizar espaços de estudo com mesas e cadeiras, bibliotecas comunitárias e centros de cultura são iniciativas que, tomadas coletivamente, ajudam a fortalecer a educação na comunidade e não são difíceis de serem executadas. O mais importante é mobilização!

Ajude as iniciativas locais

Se você conhece alguma iniciativa na sua região que queira fomentar a educação, apoie! Procure a organização do evento e veja como é possível ajudar.

O essencial é participar, da maneira que for mais viável a cada um. Se não for possível ajudar financeiramente, divulgue, ofereça seu tempo e seus talentos para fortalecer o seu movimento local.

Extra: Ajude a Biblioteca Comunitária de Jacarepaguá

Se você procura um projeto pra chamar de seu, considere apoiar a Biblioteca Comunitária de Jacarepaguá!

A ideia do projeto é, neste ano, disponibilizar uma biblioteca para nossa comunidade, e no ano que vem pretendemos utilizar o espaço para o funcionamento de um pré-vestibular social.

A coleta de livros tem sido um grande sucesso. Agora, estamos a poucos dias da inauguração do nosso cantinho de cultura, lazer e educação!

Nós ainda precisamos de estantes e prateleiras, além das comidas e bebidas para a festa.

Sua doação será muito bem-vinda, e sua presença mais ainda! Venha conosco participar dessa festa maravilhosa, construída com muito amor e dedicação. Será às 14h do dia 5 de outubro, na estrada do Guerenguê, nº 2118, na Associação de Moradores da Vila do Ipê. Você pode encontrar o link para o evento aqui.

Comentários
Loading...

Send this to a friend